Oi, pessoas bonitas. Como têm passado?
Muito a gente vê em manuais de escrita ou livros sobre a
arte de escrever "bem" que devemos seguir a realidade, observar como
as pessoas se comportam, falam, pensam etc. e reproduzir isso em nossas
histórias, não é?
Aí nas linhas seguintes a gente também observa que não é bem
assim. Tem uma série de coisas que acontecem na realidade que não são bem
aceitas na ficção (ao menos na grande maioria das histórias) ou até acontecem,
mas de uma forma bem diferente quando colocamos no papel.
O post de hoje vai mostrar algumas coisas que acontecem com
a gente todos os dias, mas que achamos bem sem graça quando lemos num livro.
Pega uma lata de refri e vem.
# Mudanças bruscas de humor ou comportamento
Quem aqui nunca acordou bem, alegre e saltitante e, do nada
ou por um motivo muito bobo e sem importância, ficou triste, mal e vendo o
mundo em preto e branco? Ou mesmo o contrário?
Pois é. Mas imagine como seria na ficção. O personagem tá de
boas, feliz e motivado a mudar o mundo, e do nada chega à conclusão de que vai
dar merda e resolve não fazer nada. Ou está triste com alguma coisa e, por um
motivo idiota, fica feliz e muda tudo.
Quando escrevemos um livro, uma fanfic ou uma original,
aprendemos que temos que imitar a realidade, mas como imitações não são
perfeitas, não há como ser tudo igual. Na ficção, tudo precisa ter um motivo, e
dos bons. Caso contrário, vai ficar aquela sensação de que X coisa aconteceu só
porque o autor quis.
# Ações sem maiores objetivos
Quantas vezes nós não fazemos as coisas simplesmente
"porque sim"? Ou deixamos de fazer algo somente porque não estamos com
vontade naquele momento?
Pois é, nos livros o ideal é que as ações dos personagens
tenham importância, mesmo que não estejam ligadas diretamente com a trama
principal. Claro que existem exceções, mas basicamente tudo o que não serve
para mover a trama para a frente ou não tem como objetivo apresentar/aprofundar
personagens, locais, enredo etc. tende a ser cortado.
Além disso, quanto mais fortes e verossímeis as motivações
dos seus personagens, melhor. O leitor cria ligação com eles rapidamente e se
interessa mais em continuar lendo.
# Mil pessoas apaixonadas por uma só
Seja na escola, na faculdade ou no trabalho, acho que todo
mundo já teve notícia de alguém muito popular com um batalhão de gente
interessada correndo atrás pelos mais diversos motivos.
Mas, ainda que aconteça aos montes em algumas histórias, na
ficção todos nós também sabemos como isso fica forçado e maçante. Com duas
pessoas interessadas, a trama ainda fica legal, deixa o suspense de quem determinado
personagem pode vir a escolher (embora triângulos também já estejam clichês).
Porém mais do que isso já fica estranho.
# Descrições detalhadas de coisas sem importância
Imagine que você acorda, levanta-se da cama, vai ao
banheiro, escova os dentes e sai de casa para ir até a padaria da esquina
tomar seu café da manhã. Seu objetivo é ir até lá para comprar sua refeição
matinal, certo? Certo. Passemos adiante.
Aí no meio do caminho você vê uma flor vermelha com listas douradas e resolve
levá-la para casa. Na volta, encontra seu vizinho e pergunta para ele se ele
conhece, descobrindo que se trata de uma espécie rara de uma floresta distante
de um lugar que você nem sabia que existia. Você volta para casa e a coloca ao
lado do computador para pesquisar mais sobre ela depois.
E nunca mais o faz.
Pior ainda: a fucking florzinha não tem importância
nenhuma na sua vida. Não fez nenhuma diferença você tê-la encontrado ou não.
Quantos livros não se tornam chatos e maçantes por terem
subtramas completamente desnecessárias e/ou desconectadas do acontecimento
principal do livro? Quantos objetos aparentemente importantes são deixados de
lado e nunca mais são mencionados na história? Quantos personagens são abandonados
e completamente esquecidos mesmo quando você podia jurar que fariam a diferença
em algum ponto da trama?
Uma das primeiras coisas que aprendemos no mundo da escrita
é que a história é mais concreta e mais interessante quando as coisas estão
conectadas e/ou as subtramas contribuirão de alguma forma para desenvolvimento
do enredo e/ou dos personagens.
De novo: se determinada cena não faz sentido, aparenta estar
deslocada ou não avança com a história e não serve nem para desenvolver o
personagem, talvez ela deva ser simplesmente cortada de sua história.
Não tenha medo, pratique o desapego. Se ela aparenta não fazer
diferença, geralmente não fará mesmo. Corte sem dó. Seu texto ficará mais
enxuto, coeso e coerente, ainda que lhe pareça menor em tamanho. Mesmo porque
tamanho não é documento: no universo da escrita, menos é mais.
# Diálogos inúteis
Pare para pensar em quantos free talkers nós
encontramos todos os dias. Desde os "opa, parece que vai chover hoje,
né?" até os desconhecidos que chegam conversando qualquer coisa para a
qual você não dá a mínima numa fila, sala de espera ou evento qualquer.
Agora imagine todos eles esmiuçados em livros: que tédio
seria!
Mais uma vez, para ficar claro (repeti a mesma coisa 3 vezes
num texto, já posso pedir música no Fantástico!): tudo o que está na história
tem que ser relevante e mover a trama para a frente, sejam diálogos,
descrições, trechos ou mesmo cenas inteiras. Afinal, é isso que mantém o leitor
preso no que está lendo.
Então calcule o desafio de colocar todas essas coisas que
não levam a lugar nenhum e ainda deixá-las interessantes. Sua história ficaria
com umas 600 páginas, das quais nem metade é realmente importante.
A não ser que a possível chuva force o personagem a mudar de
planos, nem que seja porque ele não ouviu a mãe e saiu de casa sem casaco e
guarda-chuva. Nesse caso, pode ser bem interessante ver como ele vai se virar.
Lembrou de mais algum item? Ou já escreveu algo parecido que se encaixa em um
desses? Deixa nos comentários. De repente, rola uma parte 2.
Espero que tenham curtido e vejo vocês em um próximo post.
1 Comentários
Eu gosto da coisa da mudança de humor. Detesto personagens enfadonhos, que aceitam totalmente a realidade, como se fossem personagens perfeitos, totalmente irreais. Acho que desde que haja a explicação pra essa mudança abrupta, por mim tá tudo bem.
ResponderExcluirhttp://criptografandosonhos.blogspot.com.br/
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